Daí que eu tava no mercado, fazendo campo (pois é, meus findis não têm sido os mesmos...) e em meio a prateleiras, produtos, preços e afins, alguém ao meu lado me chama a atenção:
- Moça, por favor, desculpa, eu não quero dinheiro... Até larguei a fralda lá que é pra não ficar pesado... A senhora pode pagar esse pacote de arroz pra mim?
Um homem franzino, com rosto sofrido, do tipo que ainda não deve ter passado dos 30, mas carrega o peso da vida e de uns 10 anos a mais. Segurando um pacote de arroz, com os olhos marejados de lágrima, ainda hesitante ficou me olhando, enquanto eu caía em mim. Uma senhora que passava no momento, disse rapidamente:
- Me dá aí esse arroz que eu pago!
E eu completei:
- Pega lá a fralda!
- Posso pegar a fralda?!?!? - perguntou em tom de quem recebeu notícia confortante, com olhos bem abertos e sorriso esboçado, e saiu quase que saltitando em busca do pacote.
Enquanto íamos para o caixa, ele ia agradecendo, se justificando, se apresentando. Paguei o pacote, disse-lhe um 'Vá com Deus!' e voltei pro meu trabalho. Mas ao invés de me sentir bem, confortável pela 'boa ação', fiquei me sentindo pequena e medíocre. Porque MAIS UMA VEZ percebi que meus problemas não são nada e que razão pra chorar, nesse mundo, é o que não falta.
Daí que não sei se é efeito tepeêmico, mas senti uma chavinha virando aqui dentro, como que mudando o curso do rio. E as lágrimas entaladas há alguns dias desceram há pouco e com um motivo mais justo: revendo a imagem do homem que ficou registrada na minha mochila de campo com câmera escondida...
3 comentários:
Quem é esse chefe desgraçado que faz vc trabalhar no fds???
Bjs,
Sergio.
Nossa Lu, que coisa...
Fiquei emocionada só de ler... você tem o dom de escrever e dar sentimentos a tudo que escreve. De ver nas pequenas coisas, as verdadeiras, o profundo, o cru.
Parabéns!
Bjos
Lu que post mas fofo, se não fosse diante de tanto sofrimento, as vezes parece que Deus nos prega uma dessas para vermos como nossos probleminhas são pequenos mesmo !
Muito legal o que vc fez, parabéns pela atitude !
beijos
Postar um comentário