28.9.08

TIPÁF!!

Daí que eu tava no mercado, fazendo campo (pois é, meus findis não têm sido os mesmos...) e em meio a prateleiras, produtos, preços e afins, alguém ao meu lado me chama a atenção:

- Moça, por favor, desculpa, eu não quero dinheiro... Até larguei a fralda lá que é pra não ficar pesado... A senhora pode pagar esse pacote de arroz pra mim?

Um homem franzino, com rosto sofrido, do tipo que ainda não deve ter passado dos 30, mas carrega o peso da vida e de uns 10 anos a mais. Segurando um pacote de arroz, com os olhos marejados de lágrima, ainda hesitante ficou me olhando, enquanto eu caía em mim. Uma senhora que passava no momento, disse rapidamente:

- Me dá aí esse arroz que eu pago!

E eu completei:

- Pega lá a fralda!

- Posso pegar a fralda?!?!? - perguntou em tom de quem recebeu notícia confortante, com olhos bem abertos e sorriso esboçado, e saiu quase que saltitando em busca do pacote.

Enquanto íamos para o caixa, ele ia agradecendo, se justificando, se apresentando. Paguei o pacote, disse-lhe um 'Vá com Deus!' e voltei pro meu trabalho. Mas ao invés de me sentir bem, confortável pela 'boa ação', fiquei me sentindo pequena e medíocre. Porque MAIS UMA VEZ percebi que meus problemas não são nada e que razão pra chorar, nesse mundo, é o que não falta.

Daí que não sei se é efeito tepeêmico, mas senti uma chavinha virando aqui dentro, como que mudando o curso do rio. E as lágrimas entaladas há alguns dias desceram há pouco e com um motivo mais justo: revendo a imagem do homem que ficou registrada na minha mochila de campo com câmera escondida...


3 comentários:

Unknown disse...

Quem é esse chefe desgraçado que faz vc trabalhar no fds???

Bjs,
Sergio.

Anônimo disse...

Nossa Lu, que coisa...
Fiquei emocionada só de ler... você tem o dom de escrever e dar sentimentos a tudo que escreve. De ver nas pequenas coisas, as verdadeiras, o profundo, o cru.
Parabéns!
Bjos

Helena disse...

Lu que post mas fofo, se não fosse diante de tanto sofrimento, as vezes parece que Deus nos prega uma dessas para vermos como nossos probleminhas são pequenos mesmo !

Muito legal o que vc fez, parabéns pela atitude !

beijos