22.2.06

Ter educação significa o quê mesmo?

Papo de criança sempre me inspira algum texto. Principalmente quando se trata de um ser na faixa dos 5 anos, cheio de idéias e pensamentos próprios.

O filho da minha chefe é assim. E vira e mexe ele aparece por lá, no final do expediente. Como a minha sala fica dentro da sala dela, raramente o vejo, mas sempre o ouço. Ele, no entanto, deve me ver através das paredes! Digo isso porque, no final do ano passado, se tínhamos nos visto umas duas vezes, isso foi muito. Então, cortei meu cabelo e, quando apareci na sala da mãe dele, o mesmo já foi logo me dizendo: "Você cortou o cabelo!". Como diria o ditado, "filho de chefe"... Você pensa que ele não está te vendo e, quando menos espera, é surpreendido. Tsc, tsc...

Mas e então, o que o título tem a ver com tudo isso?

Bom, semana passada ele chegou no fim da tarde, como de costume. Não aparecia por lá há mais de um mês (desde as férias), mas notou o "cavanhaque novo" de um funcionário. Cumprimentou a todos e então, ouvi sua mãe dizer:
- Você não vai oferecer biscoito para as pessoas?
- Espera aí que eu vou ao banheiro!, disse.

5 minutos depois ele volta e encontra alguém degustando sua guloseima (desta vez era eu quem via através das paredes):

Ele: - Eu não disse que era para abrir!!!!
Mãe: - Isso é jeito de falar, Mike???
Degustadora: - Ah... não podia? Mas você não ia me dar um?
Ele: - Mas eu não disse que era para abrir!!!
Mãe (falando entre os dentes): - O que é que eu já falei, que menino sem educação fica em casa!!!

Bom, vocês sabem como é chefe e, certamente sabem como é mãe: nada do que você argumente vai tirá-la da razão. Principalmente quando se tem cinco anos. Pior ainda quando fazemos estremecer o alicerce "da moral e dos bons costumes" que ela orgulhosamente diz ter construído sob nossos pés, quando encontra-se numa daquelas rodinhas-de-dicussões-entre-membros-da-mesma-espécie.

E, para mim, permanece a dúvida: ter educação significa o quê mesmo?

Nenhum comentário: