11.11.08

30ANOS-EM-30DIAS [3]: Necessidade de aprender

Quando penso nos meus três anos de idade nada me marca mais do que o fato de ter aprendido a ler e a escrever neste período.

Não me lembro ao certo de como tudo começou, se por iniciativa minha ou da minha mãe. Mas consigo me lembrar perfeitamente de uma tarde de sol em que estávamos na casa da minha avó, quando fui até minha mãe, munida de caderno e lápis:

- Mãe, me ensina a ler de novo?
- Mas você já sabe ler! Não tem como aprender de novo...
- Mesmo assim, me ensina?

Na verdade o que eu queria era sentir, mais uma vez, a intensidade daquela sensação de descoberta do novo, do sentir-se capaz de algo que enche o peito de orgulho.

Sabendo que de nada adiantaria insistir no contrário, minha mãe começou a me 'ensinar' novamente a juntar as letras: "b+a igual a...", "l+a igual a..." e eu completando "ba", "la", sem fazer esforço. Foi então que percebi que aquilo não tinha mais graça. De fato, não havia como eu aprender o que eu já sabia.

Então, peguei meu caderninho e fui lá pra fora, desenhar. Frustrada.

Nenhum comentário: