16.2.07

CADA CABEÇA UMA SENTENÇA: O futuro chegou!

Eu nem me dei conta disso, mas as empresas já trataram de se adaptar.

Há alguns anos, enquanto ainda cursava o Técnico em Administração, eu ouvia do meu professor de Marketing que o futuro das empresas dependeria da atenção que elas dariam ao seu cliente, e que este, cada vez mais exigente, seria fiel a quem lhe tratasse com exclusividade.

Daí vieram todos aqueles blábláblás: trate-o pelo nome, crie cartões fidelidade, tenha um sistema de vendas que permita buscar rapidamente sua última compra, suas preferências por este ou aquele produto ou serviço, com que freqüência o consome... e assim por diante. Eu só não imaginava que a coisa fosse evoluir tanto!

Anteontem, na hora do almoço, fui ao Shopping Iguatemi, na C&A, pagar uma fatura. Tão logo entrei na loja, comecei a ouvir "Enjoy the silence", do Depeche Mode. Isso, assim mesmo: eu entrei, eles colocaram o som. E eu, que aaaaamo essa música, pensava com meu meio-sorriso "Puxa, eles sabem que eu estou aqui!". Me senti especial!

Ontem à noite, ao sair do trabalho, fui até a C&A da 24 de Maio, desta vez para comprar um celular. Adivinhem o que aconteceu no exato momento em que entrei na loja?

A princípio me assustei, mas logo me vieram à mente as aulas de marketing, os filmes de ficção, e deu-se início às minhas viagens de sempre...

"Igual a Minority Report! Eles identificam minha íris, que deve ter sido gravada pela primeira vez durante a quase 1 hora que passei na fila do caixa na véspera do Natal. Mas espere aí! E como sabem que eu gosto desta música? Nossa! Quer dizer então que além de tudo as empresas estão se relacionando, compartilhando dados? Que máximo! Então é por isso que existem aquelas longas filas na porta da balada também? Deve ser! Assim dá tempo de gravar a "impressão ocular" de todos. E o strobo na verdade é um decodificador, que grava nossas reações a cada música, e manda os dados pro sistema. Claro! É isso! Daí que eu entro na loja, minha íris é lida, e eles criam o ambiente pra mim! Como não pensei nisso antes!"





* Bom, a julgar pela idiossincrasia que cerca o gosto musical das pessoas e que torna tudo isso inviável, que fique claro que eu só tava mesmo era curtindo com a cara da Baladeira...(risos).

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Publicieide, CRM, mas uma siglazinha que faz todo sentido pro seu post.

Anônimo disse...

bom! a continuar com suas "reais" necessidades de escrever, conseguirás provavelment ser a publicieide da activia, c&a, coca-cola e por aí afora ...